quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


Ctrl C + Ctrl V

Mais do mesmo de mim mesmo... E Dele, é claro

Desde a minha primitiva experiência como Cri-crítico, ainda no blig, há cerca de cinco anos, e há dois por aqui no blogspot, é a primeira vez que repito um post. Não por falta de assunto ou tampouco pela minha recorrente falta de tempo.

Acontece que um ano após ter publicado o texto abaixo, ainda gosto dele – o que é uma exceção na vida de qualquer redator. Alguns trechos eu escreveria diferente. Contudo, sinto-me à vontade para falar mais do mesmo e dar um Ctrl C + Ctrl V no próprio Cri-crítico, para ratificar minha homenagem a este grande homem.

Como diria Gilberto Gil:

Sebastian, Sebastião, diante de tua imagem tão castigada e tão bela... Penso na tua cidade, peço que olhes por ela...

Ele é carioca: não desiste nunca!

Não sou católico, nem protestante – ou seja, não sou membro tampouco protesto contra a Igreja Católica Apostólica Romana – mas tenho admiração por alguns homens que passaram pela Terra e que, por justaposição, compuseram denominações religiosas.

Assim é com Paulo de Tarso, mais conhecido com São Paulo, ao qual eu admiro pela sua devoção... Ao amor (além de nomear uma das minhas cidades prediletas).

Mas o herói ao qual hoje eu me refiro é Sebastião; um capitão da Guarda Pretoriana do exército romano do imperador Diocleciano, do século II.

Alistou-se com o propósito de consolar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas e, por sua conduta branda para com os prisioneiros, foi julgado pelo imperador como traidor e condenado à execução por flechadas (que se tornaram símbolo de sua imagem até os dias atuais).

Porém, Sebastião não desencarnou. Mas dado como morto foi atirado no rio e dias depois encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), que não conseguindo esconder o soldado, o deixou ser recapturado por Diocleciano.

Este, então, ordenou que Sebastião fosse espancado até a morte. Mesmo assim, o ‘santo homem’ resistiu e manteve-se vivo... Sendo assassinado pelo próprio imperador com uma lança.

Sebastião é italiano de nascimento, mas parece brasileiro: não desiste nunca!

Por ser tão semelhante ao nosso povo, é padroeiro de 22 cidades do Brasil:

Três Rios e Araruama, no estado do Rio de Janeiro; Rio Verde, em Goiás; Parauapebas no Pará; Alto Garças, em Mato Grosso; Itambé, Trancoso e Maraú, na Bahia; Monsenhor Tabosa, no Ceará; Alpinópolis, Andradas, Cruzília, Bom Jardim de Minas e São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais; Valinhos, interior de São Paulo; Jataúba e Belo Jardim, em Pernambuco; Xapuri, no Acre; Paranavaí e Sengés, no Paraná; Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul e...

A mais bela de todas as cidades que eu conheço das centenas que visitei em mais de uma dúzia de países: São Sebastião do Rio de Janeiro.

Um homem assim merecia mesmo ser o patrono de uma cidade maravilhosa!

Parabéns por tudo e por hoje, 20 de janeiro; dia de São Sebastião!

40 comentários:

Aeverton Dantas disse...

tu escreve muito bem cara...
esse post sem dúvidas mereceu um CrtlC + CrtlV

Vanderson disse...

Muito bomm o texto!!
Num sabia desses fatos do São Sebastião naum!!
importanteee!
abraçooo!

may disse...

Só vc Leozinho pra alegrar e sensibilizar a nossa noite com uma história lúdica dessas. Lindo!

lucas777 disse...

haha muito loco *-*

vinnicyus disse...

apesar 'deu' nao acreditar em santos. O texto está muito bom =)

Guilherme Bayara disse...

Texto com um merecido ctrl+c ctrl+v
Muito bom

Calango disse...

Cara... vc tem que conhecer São sebastião de lagoa de roça...

aqui na paraiba haueioauhe

é o c* do mundo...

mas tem muuuuita mulher bonita xD...

belo texto... depois vou dar uma analizada no blog...

Érico disse...

Não é a toa q esse é um dos melhores blogs do Brasil! mt bom mesmo e ontem eu tbém estava nos festejos de São Sebastião, fui na missa e td mais. Grande abraço e td de bom

Priscila disse...

lindo , lindo , lindo *-*
sucesso com o blog :)

http://nomeecriativo.blogspot.com/

Renata disse...

linda foto, lindo texto, lindo blog, lindo tudo! rss Parabéns!

Ká.Entre.Nós disse...

Valeu a pena repetir o post!
Eu não sabia por exemplo que ele era padroeiro desse monte de cidades, achei que fosse só da minha que é o Rio, parece que ele presenteou os cariocas com um belo de um sol ! Que saudades do meu Brasil ! hahaha

Ronaldo disse...

Texto bom vale a pena ser repitido, estou pensando em fazer uma categoria no blog com esse tema, ai todo mês repetirei um assunto

abs

Ycke de oliveira disse...

MUITO TRI KARA@@!!!
ABRASSS

joão áquila disse...

vale a pena ver de novo. Parabéns!

Wander Veroni disse...

Oi Léo!

Vc tem toda razão: o texto val um control + C / control + V...hehehe. Parabéns a todos os habitantes dessa cidade maravilhosa. Viva o feriado!

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Celine disse...

Txt maneirissimo, vc escreve muito bem, mereceu bis.

Esther Saldanha disse...

Eu sou atea, não que seja contra as religiões, se elas fazem o bem, eu aé simpatizo com elas, se não, paciência.

Mas não tem como não admirar pessoas como essa, sua história, sua luta, até mesmo sua fé, são imprecionantes!

Vinicius Ferrari disse...

Concerteza esse siim é Brasieleiro! e pensar que tem tanta gente que desiste no primeiro obstaculo...

Parabens pelo blog.

Passa lá: http://ervilhandonobonde.blogspot.com ^^

Lucas disse...

MUITO BOM CARA EXCELENTE

Vinicius Oliveira disse...

muito bom o jeito que voce escreve, parabéns

Gabriel Pozzi disse...

Bacana vc ter "renascido" esse post no dia de São Sebastião. Tbm não sou católico, e talvez por isso acabo não correndo atrás da história de certas personas que marcaram seu nome aqui. Pode ser por preguiça tbm. Mas enfim, fato é que eu não conhecia sua história e achei bem interessante, obrigado por trazê-la a nós!
Um abraço e parabéns pelo blog!

http://songsweetsong.blogspot.com/

Carlos disse...

blog ta joia brow
parabens
abraço!

Cláudio N. disse...

Belo texto, com certeza mereceu a repetição.

Mr. Voxx disse...

muito bom o texto...
e viva o Rio!!!

Mr. Voxx disse...

muito bom o texto...
e viva o Rio!!!

^-^¨cat disse...

vc só eh um cri-critico - rsrsrs - qdo faz criticas sem fundamento! aposto q vc nao faz isso!

luciana disse...

alguns textos merecem ser repetidos msm. otimo texto

Renan Leal disse...

o texto é relamente muito bonito, embora vc não seja nem católico nem protestante e esteja falando sobre um santo católico o texto soa católico, não pelo santo, mas pela forma de escrita.

Admoestações Online disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Admoestações Online disse...

amei seu blog (este post pelo menos até agora) mesmo não tendo religião/doutrina.

Abraços!

ϟ $нιяσ 「 ホワイト 」 disse...

Mas é assim mesmo ^^
tenho textos que não canso de ver, ler, interpretar..
sempre temos preferidos...
e aqueles que servem para todos os momentos *-*

Anônimo disse...

catolico inrustido

[ADM]MORAL disse...

q doidera!

aferreira disse...

Devo ter me tornado seu leitor depois de vc ter publicado esse texto, caso contrário ele não teria passado desabercebido. É muito emocionante e cheio de informação. Dá mais orgulho ainda de ser carioca!

Karina Kate disse...

Tenho uma lado independente de religiões e santos pra mim nao existem. Mas o que vale é o feriado!! hehe
*bjinhos

Miriam disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Miriam disse...

Lembro até hj desse seu txt Leo, fui uma das primeiras a comentar. É uma de suas obras memoráveis!!

Luiz Reis disse...

Concordo contigo.Também não me vejo em nenhuma religião.Não pretendo participar de nenhuma,mas acho admirável o porque de alguns encontrarem a "santidade".Me orgulho pelo padroeiro da minha cidade ser o "Bão" Sebastião e outro que eu gosto de lembrar é o São Francisco,mais ainda Santa Clara que virou Santa por causa do Amor que sentia por ele.
Lindo abandonar tudo pra servir os necessitados,mais ainda lindo servir aos necessitados por Amor à alguem...

Guilherme Lombardi disse...

muito bom o texto e seu blog, parabéns!

Fábio Flora disse...

A natureza – o conjunto de montanhas verdes, florestas mais verdes, praias azuis – é o must do Rio. O que estraga a paisagem é a ação do homem. Abraços e sucesso com o blog!